
Quando começar a fazer terapia
Agenda 2024 aberta
-
Transtornos Mentais
Existem diversos transtornos mentais amplamente estudados e com protocolos de tratamento validados cientificamente com o uso da Terapia Cognitivo-Comportamental. Entre eles: Transtornos de Ansiedade, Transtornos Depressivos, Transtorno Obssessivo-Compulsivo, etc.
-
Relacionamentos ou término
Às vezes, um relacionamento saudável pode encontrar suas dificuldades no caminho. Em outras, o relacionamento pode não ser tão saudável assim. E para muita gente, a dificuldade de lidar com um término pode pesar.
-
Ansiedade passando do ponto
O ritmo do cotidiano tem feito da ansiedade, uma aliada (por mais estranho que possa parecer), um motivo de sofrimento grande para muita gente. A sensação de estarmos em perigo constantemente pode ser bem cansativa e angustiante.
-
Dificuldades no trabalho ou curso
É ótimo quando a gente se dá bem com os colegas e as demandas, mas nem sempre isso acontece. E sabemos que, na maioria das vezes, é através do trabalho que pagamos as contas e da faculdade que nos preparamos para seguir uma profissão.
-
Dilemas da vida adulta
Seguir no trabalho atual? Estou vivendo o agora? Como eu me vejo daqui há algum tempo? Estou cuidando da minha saúde? São apenas alguns exemplos de questões que aparecem na nossa frente, e nem sempre fomos preparados para respondê-las.
-
Relacionamentos familiares
Por vezes, a proximidade com a família pode gerar conflitos. Em outros casos, a ausência também gera marcas. Aqui estão algumas das pessoas que mais impactam em quem somos hoje e pode ser difícil lidar com isso.
-
Dificuldades em seguir uma rotina
O nosso corpo se beneficia bastante de uma rotina, mesmo que não engessada. E muita gente sabe disso. Só que seguir uma rotina de exercícios físicos, alimentação ou até mesmo descanso pode ser muito difícil com a quantidade alta de distrações e baixa de tempo que temos hoje. Preciso falar algo sobre Home Office?
-
Autoestima baixa
São muitas as armadilhas que nos fazem parecer insuficientes para nós mesmos, seja fisicamente, intelectualmente ou em como o outro te enxerga. O problema é que quem perde a confiança somos nós. Hoje, aprender a se valorizar é difícil, mas importante.
-
Estes são apenas alguns exemplos
Não dá para colocar aqui todos os motivos que fazem a terapia ser importante no momento. Outros exemplos são: dificuldade de lidar com as emoções, de lidar com problemas práticos, de perceber os próprios méritos, etc.